Mar de Fora

É a principal praia de alimentação das tartarugas, então, é aqui que você mergulha para encontrá-las. E prepare-se, pois você verá muitas delas, em todos os tamanhos. Algumas vezes, elas se assustam e saem nadando velozmente, deixando qualquer mergulhador muito pra trás… Mas se você for discreto e cuidadoso, é capaz de mergulhar ao lado dela durante minutos, observando-a tranquilamente de todos os ângulos possíveis. E é uma delícia ficar acompanhando lentamente os movimentos das tartarugas gigantes, com até 1, 20 metro e aproximadamente 200 quilos…

E não são apenas tartarugas que você encontrará ao mergulhar na Baía do Sueste. Lá é possível observar de tudo – muitas variedades de peixes, lagostas, arraias, moréias e até tubarões. Você pode mergulhar sozinho, mas se for acompanhado de um guia, é mais fácil de ver toda essa variedade, pois ele sabe onde encontrá-los! Mas prepare-se para nadar: você deverá atravessar 400 metros – alguns sem visibilidade – na entrada e na saída da praia para chegar nos melhores pontos para mergulho.

Ah, a praia do Sueste fica no Parque Nacional Marinho, então, é preciso de ingresso para acessá-la. É perfeita para um passeio mais longo, pois tem estrutura – logo na entrada, há um PIC (posto de informação e controle), com banheiros, lanchonetes e onde é possível alugar equipamentos para mergulho, cadeira e guarda-sol.

Para mergulhar lá, é obrigatório o uso de colete salva-vidas, pois em alguns pontos o fundo é coralino. No Sueste está localizado o único mangue em ilha oceânica, uma raridade ecológica, tornando a praia ainda mais especial.

Aproveite a viagem!